sexta-feira, maio 11, 2012

A minha geração

No outro dia estava a pensar que a minha geração,
a que era chamada de rasca, está a viver todas as
convulsões históricas que marcaram e irão marcar as próximas
décadas.

A minha geração está preste a viver um pedaço de história
que ficará escrita pelos priores motivos de sempre.
Em que as crises económicas, arrasam e desenvolvem
as crises sociais.

A minha geração, assistiu de perto ao aparecimento
da internet, dos telemoveis, Iphones, Ipods, Ipads,
máquinas fotográficas digitais, molduras digitais, 
viu os carros a ficarem potentes, os meios de diagnósticos
serem cada vez mais  precisos, viu guerras em directo...

A mina geração está também a sentir as mudanças climáticas,
já diz 'antigamente não era assim', já se preocupa com o
ambiente, com a escassez da àgua, do petróleo,  daqui a uns
tempos vai pensar no problema do lixo, leva a reciclagem a sério.

A minha geração assistiu de perto ao boom financeiro dos nossos pais.
ao boom do nosso país. Aderimos ao Euro.  Assustámos o dollar.
As viagens ao estrangeiro, as casas de férias, os cursos que
demoravam décadas a terminar, aos empregos não muito
difíceis de encontrar, aos jantares nos restaurantes.

A minha geração parecia viver num anúncio da coca-cola
dos anos 70.

Ao mesmo tempo, a minha geração está a assistir
(com medo) às mudanças, em que as contas no banco
desaparecem a olhos vistos, em que as viagens mais
longas são dentro do país, estudadas ao máximo.
a minha geração se antes andava com altivez,
de peito para fora, agora encolhe-se para não ser vista.


 A minha geração está a aprender o conceito de poupar.
A minha geração está com medo. Liga a TV e tenta
não ouvir o que se passa ao lado.
É Espanha, é Grécia, França, Irlanda, Alemanha-



...
E nunca esse mundo global de que tanto se fala
nos foi tão próximo...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.