segunda-feira, novembro 22, 2010

afinal....

a televisão faz mal.
é à brilhante conclusão de um estudo
feito nos USA.
Claro que não é preciso ser muito esperto
para se chegar a esta conclusão.
Segundo eles, a televisão no quarto, e ligada
durante a noite causa depressão.
eles explicam, as luzes, o barulho e tal...
bem, eu acho, que, o que realmente causa a
depressão é acordar de madrugada e ter que
apanhar os programas da madrugada da TVI.

é motivo para se dizer que
Afinal Havia outra.... causa...

11 comentários:

  1. olha, ana, há coisas que me transcendem. o sono é a parte da nossa vida mais importante. porque? porque é durante ele que o teu corpo e a tua mente carregam energias. por isso mesmo, pela sua importancia vital (para a vida), se faz tortura de sono a prisioneiros. impedir alguem de dormir é levá-lo à loucura, 1º, e matá-lo, a seguir.

    daí que um sono de qualidade seja fundamental - desde logo nos primeiros anos de vida, sob pena de se comprometer para sempre o densenvolvimento inteclectual e emocional das crianças (a minha vontade de correr ao murro pais e maes que andam a passear bebés e crianças pequenas a altas horas da noite é quase incontrolavel); mas não só: durante toda a vida deve ser acautelado.

    e, embora eu saiba que são hábitos que dependem de pessoa para pessoa, as mais das vezes impregnados na tenra infancia, um sono de qualidade é aquele que TODOS os médicos indicam como obrigatório: ausencia de som e de luz. para que o cérebro possa trabalhar em paz, e para que não haja estimulos exteriores que provoquem a vigilia, quando a dormir estamos.

    sobre isto, tenho dito.

    (foi qd estive cerca de 8 meses com insonias motivadas por depressão - e nao por este motivo, pois, como ja percebeste, nao tenho tv no quarto, nem tal me acorreria nunca - que percebi que tinha mesmo de ir consultar um especialista, porque os meus fusiveis estavam prestes a rebentar. o unico problema é que me afeiçoei de tal forma à pilula milagrosa que, para alem de propriedades anti-depressivas, tb as tem soporiferas, me custa muito a ideia de deixar de a tomar. viciada? psicologicamente, sem duvida, mas não so: qd nao a tomo, por por esquecimento nao a ter levado comigo, dormir durmo, mas com imensa agitaçao, acordando varias vezes e tendo sonhos muito carregados. pelo que nao sei bem o que fazer...)

    ResponderEliminar
  2. :) sabes o que é mais interessante no sono? é que não sabe como é que ele aparece- sabem para que serve, o que acontece durante o sono. mas qual é o mecanismo do sono, e, 50 anos de estudos, é que nós adormecemos porque temos sono.
    Existe uma doença genetica que as pessoas deixam de dormir. começa devagar, e aos cerca de 40/50 anos morrem porque não dormem. é uma doença rara, nao sao mais de 100 familias que se conhece este problema. o pior, é que nos exames a seguir à morte da pessoa, nada está danificado. as pessoas morreram de exaustão, é o que se pressupõe.

    eu cuido do meu sono.
    gosto dormir as minhas horas sossegada. e se puder fazer uma sesta, não digo que não.
    Deito relativamente cedo e invariavelmente, acordo cedo também :)

    nao tenho Tv no quarto pq nao suporto o barulho e as luzes. gosto de adormecer com o rádio, que depois se desliga.

    Eu durmo em todo o lado. Detesto conduzir à noite porque me dá sono. Sou uma dorminhoca nata.
    (a apneia nao ajuda muito)

    A mim a depressão dá-me sono. Quando começo a ter sono a mais é mau sinal. É o 1º sinal para me acautelar, dar um salto no psi e ver o que se passa :)

    para dormires sem sobressaltos, tenta ir nadar.
    o silêncio da natação é bom.
    Sentes paz quando estás a nadar, não pensas em nada, quando tens a cabeça mergulhada sentes o silêncio que te invade. dá paz. é bom :)

    ResponderEliminar
  3. * depressão dar sono. claro. o corpo protege-se, neste caso, protegendo o psiquismo. esperto, ele. mas o que me ocorreu contar foi qd, há mts anos atrás, numa má fase da minha relaçaõ, sempre que havia discussões - e na altura havia muitas - dava-me um sono totalmente incontrolável, e realmente adormecia, mesmo com os berros a soar aos meus ouvidos. esperto mesmo, o cerebro.

    ** isso se tiveres a sorte de
    a) ter piscina por perto
    b) ela estar sem ninguem!

    ResponderEliminar
  4. nao tenho piscina perto
    e tem sempre gente a nadar
    :) mas chego às 22.00 morta de sono :):)

    ResponderEliminar
  5. lol.

    (só disse aquilo pq falaste do silencio na piscina, pázinha)

    ResponderEliminar
  6. Eu não vivo sem televisão.
    Sou solteira, filha única e net única. :-)

    ResponderEliminar
  7. Dora - eu passo sem tv. gosto mais de rádio. ou de estar no pc a ver musica nova.

    ResponderEliminar
  8. nao suporto rádio, pq tem sp publicidade e/ou locutores imbecis.

    tv é um vómito, nao vejo, period.

    enfim, ja foi mais 'period'. quero dizer - so via noticias, mas neste ultimos tempos já angustia segui-las.

    pelo que me dediquei a seguir, guess what? nao, nao é a anatomia de grey, o house, o dexter, os casos encerrados, a clinica privada, e mais umas tantas series que nunca espreitei, mas sim... THE BIGGESTO LOOSER!!!!

    :S ai pro que me havia de ter dado... mas enfim, qd descobri a coisa (eles dão as temporadas de enfiada, de 2f a 5f, pt ve-se rapido), 1º olhei de soslaio como face a qq reality show, dp la descobri que este até tem (é o unico que tem...) bons propositos. e entao la ando eu a torcer pelos meus gordinhos/as favoiros/as...

    (a velhice é uma coisa muito triste)

    ResponderEliminar
  9. eu oiço - e rebola-te - a antena 1. não tem publicidade, e os locutores não me parecem idiotas. lool
    eu simplesmente não suporto ver o biggest loser. embora tenha que admitir que, para variar, haja um bom fundo no raio do programa.
    Havia um que eu gostava de ver que era sobre moda. não sei o nome, mas as pessoas tinham que costurar. eu gosto de séries.

    ResponderEliminar
  10. séries são boas, claro que sim. mas ve-las, ie, segui-las... não tenho o habito.

    ResponderEliminar

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.