quarta-feira, abril 30, 2008

E agora, um assunto muito sério!

A Fernanda Serrano tem cancro da mama! Essa doença representada por um Caranguejo (vá lá alguém saber porquê). Esse Caranguejo que mata devagarinho, célula a célula, pedaço a pedaço, sem remorso nem piedade!

E não posso deixar de me insurgir contra a exploração que os media estão a fazer do assunto. Ainda hoje vi na capa de uma revista (não me lembro qual) uma foto da Fernanda Serrano de cabelo rapado, quando fez uma novela na qual a sua personagem sofria de cancro! Uma vergonha! Espero que quem escreve estes artigos e faz estas capas nunca saiba o que representa o susto de ouvir que nós ou alguém que amamos pode morrer a qualquer momento!

Felizmente, o cancro da mama, apesar de ser uma doença da qual cada vez há menos mulheres que se safam, é dos tipos de cancro com mais sucesso na recuperação, desde que detectado a tempo. Porque a mama é fácil de tirar e, se não tiver saído da mama, fica erradicado.

Por outro lado, nestas alturas, e sendo a preocupação a sobrevivência da vítima, esquecemo-nos de todo o impacto psicológico e da força que é preciso ter para ultrapassar a doença e aguentar os tratamentos.

Já nem falo do trauma de ficar amputada! Pode ser só uma mama, mas, para uma mulher, uma mama tem muita importância!

Falo do sofrimento que deve causar a sensação de ter dois filhos pequenos que não se sabe se os vamos ver crescer. Se vamos estar lá para ajudar nos trabalhos da escola, para os levar às actividades, para acompanhar nos bons e nos maus momentos, para orientar, para apoiar... Para amar! Porque uma mãe é insubstituível!

Falo do sofrimento de alguém que sonha ter filhos (ou que já tem, mas queria ter mais, como é o caso) e para quem o sonho acabou...

1 comentário:

  1. Eu também fiquei enojada. Quando penso que as revistas "cor de rosa" não podem descer mais baixo... pimba.

    ResponderEliminar

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.