sexta-feira, novembro 30, 2007

À Maria Leonor...

Antes de mais nada, o nosso pedido de desculpas por ter demorado tanto tempo a publicar o seu comentário, mas as nossas vidas andam muito complicadas...

Estou completamente de acordo consigo! Perdeu-se o espírito de família no que diz respeito ao Natal. Aliás, acho que se perderam todos os espíritos, excepto o do consumismo! O que é uma pena... E isto acontece durante todo o ano.

Há pessoas que, no Natal, não ficam felizes com a nossa presença, mas sim com os presentes que oferecemos. Talvez por isso, nos últimos dois anos, optei por dar presentes apenas às crianças, à família mais próxima e às pessoas realmente especiais.

Em especial às crianças, mesmo que não goste particularmente dos pais. Porque as crianças merecem! Porque as crianças ficam felizes com qualquer presente! Porque me lembro sempre que há crianças que nem sequer sabem o que é o Natal, nem sequer quem era ou quem foi o menino Jesus, esse grande Senhor que nos ensinou a amar e que todas as religiões aproveitam da forma que mais lhes convém!

Lembro-me das crianças que têm acesso à televisão e que vêem a publicidade a brinquedos maravilhosos que nunca vão poder ter e que, por serem crianças, não percebem por que motivo os pais não os podem comprar. Porque algumas crianças não sabem os sacrifícios que os seus pais vivem diariamente para lhes poder dar o essencial.

Isto, obviamente, no caso das crianças que têm pais que se preocupam! Porque há pais que dão tudo aos filhos, excepto o amor e a atenção de que eles REALMENTE precisam.

E há ainda aquelas pessoas que nem sequer querem ter filhos, porque, em primeiro lugar, querem ter dinheiro para satisfazer as suas necessidades (fúteis, muitas vezes) e depois, se sobrar qualquer coisita, talvez pensem em ter um filho... Respeito. São opções. Mas será que é mais importante ter tudo ou dar uma vida?

Para mim, o mais importante é ter amor para dar. E dá-lo. Seja no Natal, no Verão, na Primavera, na Páscoa... Todo o ano!

Peço desculpa pelo quadro negro... Não consigo passar um Natal sem pensar em tudo isto...

1 comentário:

  1. quero lá saber do natal, agora só tem um pouco de graça pq está lá o meu sobrinho, porque de resto é para esquecer mesmo

    ResponderEliminar

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.