sexta-feira, outubro 19, 2007

é quase fim de semana

e o meu dia não foi positivo.



Com o ancião da margem do rio

O coração dos homens deseja ouro e jade,
a boca dos homens cobiça vinho e carne.
Não é assim o velho da margem do rio,
bebe da sua cabaça, satisfeito com tão pouco.
A sul do rio corta lenha e erva,
a norte do rio levanta paredes, um telhado.
Por ano, semeia apenas uma jeira de terra,
na Primavera puxa dois bezerros,
dia a dia, entre lides e canseiras, tranquilo,
despreocupado face aos problemas do mundo.
Encontrei-o, por acaso, caminhando na margem do rio,
conduziu-me ao lar, alojou-me na choupana.
Na despedida, de regresso ao mercado e à corte,
o ancião perguntou por meu salário, meu ofício.
Duvidou, sorriu e disse:
'Os mandarins da corte não dormem em choupanas'.

Bay Juyi

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.