sábado, julho 21, 2007

O tempo perdido

O ser humano tem uma tendência incrível para perder tempo, acreditando que vai viver eternamente e que o pode recuperar. Mas não é bem assim e o tempo que desperdiçamos é, na verdade, irrecuperável.

Quando perdemos tempo deitados no sofá a olhar para o tecto, esquecemo-nos que a vida está a passar e não estamos a fazer nada para a agarrar. Alguma coisa importante vai ficar por fazer, por termos canalizado aquele tempo para o "dolce fare niente"!

Quando perdemos tempo a pensar em coisas que não interessam, em problemas que não podemos resolver naquele momento, não vivemos o presente, porque estamos a viver a angústia do passado ou do futuro.

Quando perdemos tempo a pensar se queremos ou não fazer uma determinada coisa, esquecemo-nos que, quando decidirmos, pode já ter passado a oportunidade.

Mas o mais grave é quando perdemos tempo que podíamos aproveitar ao lado das pessoas que amamos! Esse tempo nunca vai ser recuperado. Por mais que possamos pensar que "amanhã" ou "qualquer dia" ou "um dia", é importante termos presente que nesse dia pode ser tarde demais.

Porque as pessoas morrem, adoecem ou, simplesmente, cansam-se de esperar que tenhamos tempo para elas e deixam de estar ali, à espera de uma migalha do nosso tempo...

Perdemos o tempo e as pessoas. E só percebemos demasiado tarde que o tempo não se recupera!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.