terça-feira, abril 10, 2007

Gerir expectativas...

... é muito difícil! Em especial no que toca às relações interpessoais. Porque estamos sempre há espera que uma determinada pessoa seja ou aja de uma determinada maneira e quando a pessoa não corresponde, temos grandes desilusões!

Claro que o mais certo é sofrermos desilusões em catadupa, porque todos somos diferentes e temos formas diferentes de ver o mundo e de encarar a vida. Mas todos criamos expectativas em relação aos outros, tarefa iniciada pelo nosso subconsciente assim que conhecemos (e simpatizamos com) alguém. Ora não é nada fácil aceitar os outros como eles são. Queremos sempre que os outros sejam o que esperamos e não o que realmente são!

Segredo para evitar as desilusões? Fácil! Não criar expectativas!(claro que não é nada fácil, eu sei, mas com treino, a coisa vai)

O segredo é não esperar nada e aceitar o próximo tal qual é. Depois, ou gostamos, ou não.

Eis o que pode acontecer ao tentar mudar o outro e ser bem sucedido:

a) chegamos à conclusão que aquela pessoa é um palerma sem interesse nenhum, porque se limita a ser o que se espera dele. E desiludimo-nos.

b) a pessoa lá vai sendo aquilo que se espera que seja e acumula tensões e frustrações secretas ao longo da vida. Torna-se um vulcão, cheio de lava efervescente. E, meus amigos, quando rebenta... Desiludimo-nos! (e preferíamos estar bem longe...)

Mas se conseguirmos não esperar nada... podemos ter grandes e boas suspresas!

Por outro lado, se o outro fizer algo passível de nos desiludir, é indiferente. Afinal, não estávamos à espera que viesse dali nada de bom...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.