quarta-feira, novembro 03, 2010

O António é que a sabia toda

há aquela música do antónio variações,

'Muda de vida se tu não vives satisfeito.
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar. '

o grande problema nesta música é a dificuldade que
todos nós temos na mudança.

Embora toda a gente almeje a mudança, e queira
sempre algo de diferente, a inércia de se fazer qualquer
coisa atinge-nos tal qual tijolo que cai perdido de uma obra qualquer.

E pronto(S). ficamo-nos por ali mesmo. A fazer o que o
comum português faz. Convida uns amigos para um jantar,
cria um blog, vai para o café, whatever, mas sempre com
o real intuito de falar mal da vida, culpar o vizinho, e
culpa o governo - que, apesar das muitas culpas que lhe
podemos atribuir, meia volta leva com culpas que não têm
 a ver com ele - mas pronto(S) o português é assim.
gosta de se lamentar, diz umas piadas, toda a gente se ri,
depois levanta-se e vai para a vida que odeia.

Eu tenho inveja de tudo isto. Eu queria ser assim.

Quando a inércia se instala em mim.
A Vida, faz o favor de mudar por mim.
E, um belo dia acordo com uma baldada
de água cheia de gelo para me abrir a pestana.

Tenho ali sentada ao fundo da cama a minha Vida,
com o calendário numa mãozita e na outra, um relógio que faz tic-tac.
(que me relembra que aquele ruído não me era estranho de todo)

E diz-me com um tom todo animado:  'ora bem ana, está na hora!!
já se passaram 3 anos, vamos mudar! anda, anda!! bora!!!'
e eu reclamo. e eu esperneio. atiro-me para o chão. choro. lamento-me.

e ela [a Vida] ali fica uns tempos à espera que eu me levante.
como a Vida já me conhece, sabe que o chorar, o rebolar-me
no chão, equivale a deitar tudo para fora. Mágoas, medos,
indecisões que ao longo de 3 anos se foram instalando.

E sabe que depois de eu deitar tudo fora, já tenho espaço
para encher o peito de ar novo e avançar com ela.

Feita toda a fita, digna de ser filmada para se por no Facebook,
lá me levanto, limpo toda a ranhoca, aproveito ali uns cubos de gelo
que passo nos olhos, encho o peito de ar, e digo o que disse quando
me obrigaram a fazer Slide 'olha, que se foda' e atiro-me.

então até daqui a 3 anos hein?! diz ela toda contente, faz uma
bolinha no calendário, dá corda no relógio, e lá vai ela.
eu ia dizer à sua vidinha. mas não sei o que ela faz sem mim.

e talvez eu seja uma sortuda, porque tenho esta hipotese de
fazer diferente, e sei que faço.
não é por eu ser optimista, mas apenas porque sou assim.

Elle, a paz. acho que vem aí.

11 comentários:

  1. Toda a boa sorte e astúcia para esta nova fase... é mesmo encher o peito de ar e ter a audácia/coragem para mudar...

    Mesmo que tenha medo, mesmo que custe muito...
    Os Coldplay avisaram que não ia ser fácil :)

    Como plano B descobri que a minha varanda dá não só para a rua, como também para me atirar dela abaixo quando eu e a vida nos fartarmos mutuamente uma da outra :)

    bj

    ResponderEliminar
  2. Que dizer? Merry changes? É para melhor? É para o incerto? Bom salto!

    ResponderEliminar
  3. Cara Caixa Multibanco, epa Coldplay....acredite que pouco ou nada conheço dos gajos?? le já agora, esse plano B parece-me um tanto ou quanto suicida. apareça lá por casa. posso mostrar-lhe os telhados do sotão. talvez aprecie mais.

    nina, nao faço ideia se vai ser bom ou mau. só sei que vou saltar.

    ResponderEliminar
  4. last link3:53 da tarde

    apesar do que possas dizer, acho que és uma pessoa que faz caipirinhas dos limões que a vida te dá. e tens tido uma boa vida. gente boa que vais coleccionando com os teus abraços de Sol. eu sei! eu já os recebi! portanto, que se foda, salta que a corda há-de parar. e se caires, paciência.

    ResponderEliminar
  5. é verdade, a resistência à mudança é uma característica do ser humano e tende a agravar-se com a idade, :) pelo que, AVANÇA!!

    (e que te traga a tal paz)



    e como diz o povo: ao menino e ao borracho põe Deus a mão por baixo.

    espera, não é esse!! é mais isto: quem muda, Deus ajuda. :)


    boa sorte, Ana.
    bj

    ResponderEliminar
  6. Enche o peito de ar e atira-te!
    Quem dera a mim e certamente a muitos, ter essa coragem para dizer "que se foda" o que for será!
    Que a Vida te leve por um caminho bom.
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. não te esqueças do pára-quedas.
    :)

    ResponderEliminar
  8. amiga, ainda guardo o nº da Rute! lança-te se achas q tens condições p tal, a emoção encaixa-se sempre c a razão

    ResponderEliminar
  9. elle. ainda és pior que eu com expressoes idiomáticas (nem sei escrever esta palavra)...

    sem-se-ver, é um salto sem rede! sem páraquedas

    Cegonha, eu espero que a vida saiba para onde me leva, porque eu, sinceramente, estou perdida...

    RV, rute??? quem é a Rute??? epa, mas dá-me o telefone. dá sempre jeito...(é gira?)

    ResponderEliminar
  10. não aconselho, ainda mais com os problemas nas tuas virilhas


    (desanuviando)

    ResponderEliminar
  11. lol sem se ver, não há hipótese, estas cenas são sempre sem rede:)

    ResponderEliminar

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.