sexta-feira, maio 09, 2008

As mulheres

As mulheres são admiráveis!

E porquê? (não, não é nenhum manifesto feminista! Penso que já esclareci que não sou feminista...)

Porque as mulheres têm uma capacidade de amar ilimitada! Têm a capacidade de abdicar de tudo por amor! Têm a capacidade de pôr aqueles que amam SEMPRE em primeiro lugar, deixando-se a si próprias para segundo, terceiro, quarto, o que for preciso...

(bem... há excepções, como em tudo, claro!)

As mulheres são capazes de lutar com uma tenacidade ímpar para manter a sua casa, o seu trabalho, a sua família, para proteger os filhos e, por vezes, os próprios maridos ou companheiros, para evitar que não lhes falte nada de essencial, para os manter confortáveis, para os ver felizes, para que não se apercebam de muitos dos problemas que existem, que as mulheres se desdobram para resolver, muitas vezes com grande custo e sacrifício para si próprias!

E, muitas vezes, estas mulheres não se sentem bem em muitas situações, por não poderem comprar roupa nova, ir ao cabeleireiro, ir à depilação e por ter de ouvir comentários idiotas de amigas que vivem para a imagem e, pior ainda, comentários desagradáveis do próprio marido/namorado/amante/companheiro, que as acha um trambolho, que não as valoriza minimamente e que as troca, sem hesitar, pela primeira mulher bonita que lhe aparece pelo caminho!

É que há homens que não percebem que as mulheres não podem comprar roupa nova, ir ao cabeleireiro, à manicure, à depilação, à massagista e estar sempre perfeitas porque estão demasiado ocupadas a resolver problemas dos quais eles nem chegam algumas vezes a ter conhecimento e porque o dinheiro vai para pagar as contas, nomeadamente a do supermercado, que aumenta de mês para mês! Porque as mulheres têm esta capacidade, que eles não têm nem percebem!

E estes homens continuam a sua vida de ilusão, num mundo de mulheres bonitas, bons carros e dinheiro para gastar, considerando que a sua mulher não faz mais do que é sua obrigação!

E estas mulheres o que fazem? Dão a outra face! Continuam a sua luta, sem dizer uma palavra, sem uma queixa, sem um lamento! Porque sabem muito bem o que é prioritário e o que tem de ser feito! Por amor!

Porque estas mulheres são como as leoas, cheias de garra e sempre prontas para dar a vida pelas suas crias!

Porque só uma mulher tem esta capacidade de amar! E eu admiro muito estas mulheres!

3 comentários:

  1. lamento discordar, maria, mas a a capacidade de se deixar para segundo, terceiro e às vezes quarto lugar não é uma qualidade.
    é o resultado de não sei quantos séculos de repressão religiosa misógina e educação cultural de que as mulheres têm que por sempre os outros em primeiro lugar - vide a educação que é dada no seio de uma família, em que há um rapaz e uma rapariga, e quais as diferenças.
    beijinhos, gracinha

    ResponderEliminar
  2. isso nao é amar.
    é estupidez.
    a maria ja disse coisas mais espertas

    ResponderEliminar
  3. Cara Gracinha, nao podia estar mais de acordo e o problema reside precisamente ai. Se ambos tivessem a mesma educacao e se a capacidade de amar fosse a mesma, o mundo seria muito melhor. E � esse grande amor de que � capaz o cora�o feminino que eu elogio!

    O amor e isso mesmo, pensar nos outros em primeiro lugar, nem que o outro seja o vizinho do lado. O que acho e que nos pertencemos a uma geracao educada pera sair da tal repressao (eu incluida) e acabamos por nos tornar o oposto destas mulheres.

    Mas conheco algumas que vivem assim e sao felizes. E nao sou eu que as vou criticar.

    E acreditem que admiro a forca que tem para enfrentar cada dia, dignamente e de cabeca erguida!

    Beijinhos para as duas!

    ResponderEliminar

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.