terça-feira, julho 17, 2007

As passwords

Amanhã regresso ao trabalho. E já sei o que me espera assim que abrir o computador: "a sua password expirou". E lá tenho eu que inventar uma nova.

Bem sei que antes de vir de férias fui avisada pela máquina: a sua password vai expirar dentro de "x" dias. Mas borrifei-me. Afinal vinha de férias.

Por isso, e em jeito de castigo, já sei que o meu primeiro quarto de hora de produtividade será a tentar produzir uma nova password. E porquê um quarto de hora? Porque na empresa onde trabalho temos de inventar passwords que tenham, simultaneamente, maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, não podem ter caracteres idênticos à anterior e não podem ter sido utilizadas por nós nos últimos 45 anos, pelo menos!

E todos os meses é este drama, mais certo e regular que o período menstrual.. em nome da segurança! No fim, depois de conseguir alterar com sucesso o raio da password, dou-a às minhas colegas, que fazem o mesmo com as suas, para que na ausência de uma de nós seja sempre possível ir ao computador de cada uma. Claro que o departamento de informática nem sonha...

Quem tem muito jeito para inventar passwords é a nossa Swedish Chef. É na hora! Tipo: "preciso de uma password"; "toma, aqui está". "Mas acabei agora mesmo a pedir!...". Claro que nem tudo são rosas; vamos demorar mais de cem anos a decorá-la... Felizmente, existem as cábulas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.