quarta-feira, abril 22, 2015

economia paralela ou boas práticas ?

aqui no bairro social (onde ainda trabalho)
existe economia paralela e boas práticas de comércio.
há um grupinho de pessoas que mesmo em frente ao nosso estabelecimento,
monta uma feira gastronómica.
A D. Natália vende toucinho frito - que trás já de casa - e faz pastel de atum,
pastel de queijo, e pastel misto.
a massa de pastel, é amassada numa mesa que fica na rua durante a noite,
e é frita num óleo que já deve ter visto melhores dias. durante as festas, faz cachorro quente
e hamburguer, com ovo ou sem ovo.
tudo na mesa que passa as noites na rua....
escusado será dizer que já não se aguenta o cheiro a fritos.

há outra senhora, grande e gorda, não sei o nome, mas é uma fofa
que me trata por filha.
logo às 14h está sentada em frente ao meu estaminé, com uma arca
com vinho e cervejas e vende também cigarros a vulso.

depois temos uma velhota, que emborca no vinho, e faz gelados de gelo.
aparece quando faz bom tempo, e passa a tarde a dizer, naquela pronúncia
de criolo/português jêladû... (demorou tempo perceber o que ela gritava...)

a policia, que está a 200m nada diz.
nem o dono do café. sim, porque elas antes de virem para este meu estaminé,
ficam em frente da porta dele, a vender as mesmas coisas.
e o pessoal não se chateia. são as tais boas práticas.

um dia a Natália disse que eu tinha de comer o toucinho frito,
não me ofereceu!!!, e enchei-me de coragem e lá comi.
o que achei piada, é que face as condições que ela faz o pastel,
tem uma pinça para tirar a carne de uma caixa para lá de imunda.

eu fechei os olhos e comi cheia de força.
verdade seja dita, este pessoal está gordinho e de boa saúde....
mal não deve fazer.

mas vou sentir pena deste bairro.

1 comentário:

  1. Adorei este texto!
    E adorei que tenhas comido o toucinho... Ahaha o que uma pessoa não faz ;)

    ResponderEliminar

Vá!, comente, deixe um abraço, se achar que preciso. Opine sem medos. Diga asneiras se achar que precisa.